domingo, 20 de fevereiro de 2011

Na cozinha!

Cozinhar é uma coisa que eu gosto desde que a receita seja prática rápida! Aí uma vez me disseram que cozinhar assim não tem graça. Mas gente, já tem tanta coisa complicada nesse mundo pra que complicar mais, não é mesmo?

Agora que estou assumindo minha vida de escrava-do-lar - dona de casa resolvi fazer uma receita bem "mulherzinha". Cupcakes! Lindos, cutes e deliciosos. Como o blog voltou agora pra ficar porque aqui é o seu lugar (o lugar dele – o blog!) fotografei alguns passos da receita para fazer um post bem legal. Depois de me ver tirando fotos das tigelas e forminhas meu marido achou que eu era doida e quase me mandou dormir no corredor! OK. Crise superada, vamos à receita dos bolinhos! Ah, é bom ter em mãos um daqueles copos medidores, sabe?

Ingredientes:
170g de farinha de trigo
¼ de xícara de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
1 ovo grande
½ xícara de açúcar mascavo
½ xícara de açúcar refinado
½ xícara de leite
1/3 de xícara de café forte (eu usei café solúvel)
½ xícara de manteiga sem sal

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 180 graus e prepare as forminhas de papel dentro de forminhas de empada – ou pão de mel.
Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela.



Em outro recipiente bata com a batedeira o ovo e os açucares até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida.


Despeje esta mistura sobre os ingredientes secos e misture.



Divida a massa entre as formas enchendo até ¾ da capacidade.


Asse por 15 minutos (no meu forno demorou 30 minutos para assar!)
Coloquei a temperatura entre 170 e 200 graus. Para conferir se está pronto é só espetar um palito de dente, se sair limpo é porque já pode tirar do forno. Os bolinhos não crescem muito e ficam achatados em cima, o que facilita para decorar.


Enquanto eles esfriam dá para preparar o ganache.

Ingredientes:
1 barra de chocolate 50% cacau
½ caixinha de creme de leite

Preparo:

É só derreter o chocolate e misturar com o creme de leite. Coloquei tudo no saco do de confeiteiro e pronto! O saco eu já tenho, só me falta aprender a usar! (Preciso contar que no fim do dia tinha chocolate derretido na bancada, na geladeira, no microondas e até no telefone?)
Olhem só o resultado final!


A receita rende nove bolinhos. Não sei se ficaram bons porque ainda não tive coragem de comer nenhum! Me apeguei a eles, não vai ser fácil entregar para a família destruí-los no café da tarde!! Estou me preparando psicologicamente para isso!

Quem vai fazer cupcakes levanta a mão!

Beijo, beijo!

5 comentários:

  1. Meu Deus, que delíciaaaaa!!!
    Quero experimentar.. vou tentar fazer esse fds!! rs

    ResponderExcluir
  2. Mi, com certeza vai ser receita presente no chá de bebê da Manuella!!! :) Obrigada pela dica.. beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Mi, vc é fera!!!! Vou tentar fazer depois do casório e te convido pra provar, ok??? Mas eu fiquei curiosa....Tá gostoso ou só bonito??? ahahahaha...prova logo, muler!!!! Bjo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pra mim...Consegui postar um comentário..ahahaha!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahã, mais uma scrapper que vai se render as artes culinarias no seu blog!!! Adorei!

    ResponderExcluir