terça-feira, 17 de maio de 2011

Sobre temperos sobreviventes

Eu sempre quis uma horta pra chamar de minha. Adoro pensar que posso comer alguma coisa que é produzida dentro da minha própria casa! Mas enfim, como moro em um apartamento, horta, horta mesmo, é uma coisa que não me pertence! Ou melhor, não pertence à minha falta de espaço. Mas definitivamente não eram essas as circunstâncias que me impediriam de ter o contato com a minha própria terra, neam! Para tudo dá-se um jeito!

Decidi então que teria vasinhos de temperos em casa! Marido querido instalou uma prateleira na janela da área de serviço, onde pega o sol da manhã, para que as plantinhas ficassem bem felizes admirando a vista! Compramos então quatro vasinhos de barro, para plantar hortelã, orégano, alecrim e manjericão.

As mudinhas vieram da chácara, meu pai plantou uma em cada vaso e recomendou cuidado e carinho com o alecrim porque ele é “chato” (hein!?)... isso tudo no final do ano passado... Fiz plaquinhas para eles... Olha como estavam antes...



Na foto dá para ver que o vaso de orégano estava "ensacado", a gente já estava percebendo que ele não ia bem... tentamos improvisar um local mais úmido, acendemos vela, alertei os agrônomos amigos da família, fiz simpatia mas não deu muito resultado...

Hoje, quase seis meses depois nem todas as mudas sobreviveram... Dei conta de matar o orégano e o manjericão (pausa para um minuto de silêncio). O hortelã está virando uma floresta, já fizemos chá, colocamos no tabule, fizemos chá de novo e ele continua lá, firme e forte!



O alecrim esta crescendo bem bonitinho não morreu nem deu trabalho... tenho dó de usá-lo nas receitas, por isso comprei alecrim desidratado! (sou doida?) Agora em vez de um vaso de manjericão e outro de orégano, tenho dois vasos de manjericão, um verde e um roxo, e um vasão de orégano, que fica na sacada. Yes! Na calada da noite invadimos a horta de verdade do meu pai, surrupiamos várias mudas de orégano, mocamos no carro, viemos embora sem deixar vestígios e na maior cara-de-pau (com hífen?).


Sim, aqui em casa aconteceu a multiplicação dos vasos! Eram quatro e agora são cinco. Na verdade são sete se contar a Ráphia e a Pata de Elefante que ficam na sala. Mas diferente dos temperos, essas coitadas não ganharam plaquinha. Nem um cachepô elas têm! A situação está precária! Uma amiga disse que logo elas vão fazer as trouxas e fugir de casa!

Beijo, beijo

Um comentário:

  1. Adoro!!! Os vasinhos, as plantinhas (sou bem suspeita) e os 'posts'. Me divirto lendo eles.
    Bjk grande

    ResponderExcluir